UM TEXTO SOBRE QUEM ESCREVE

Leia mais

RESPONDA A PESQUISA DE PÚBLICO

Leia mais

RESENHA: NA NATUREZA SELVAGEM

Leia mais

INESQUECÍVEL FUNPOPFUN BY FANTA

Leia mais

29 março 2016

#5 - Identidade visual para blogs: Cores


Faz um certo tempo que eu não apareço com um post sobre ID, né? Pois bem, aqui está!

Em uma identidade visual, as cores têm as funções de impressionar, expressar e construir. A cor no mercado consumidor é de extrema importância pois é ela que vai mais chamar a atenção do cliente no conjunto todo da identidade visual, porém, qualquer deslize em relação a cor pode acabar com todo o trabalho pelo fato de a mesma trabalhar no psicológico das pessoas, por isso é necessário que haja muita cautela e muito estudo na escolha da palheta de cores.

Independente do círculo cromático, o objetivo principal na hora de aplicar as cores é que elas combinem, para que não haja cores desagradáveis. Os blogs
oferecem muita liberdade na criação de seu visual, já que não existe um padrão como o vermelho nos refrigerantes de cola, o rosa nas balas e chicletes de morango e o marrom como indicação de sabor de chocolate. Permitindo assim, que se possa escolher qualquer tipo de combinação.

A definição  de cores da identidade visual deve ser feita cautelosamente, pois cada cor transmite uma mensagem diferente para o cérebro humano. É necessário ter em mente, qual o tipo de conceito que o blog quer passar para seus leitores.

Nesse LINK há algumas explicações da simbologia das cores, o que cada uma representa e para que são aplicadas.  Na identidade do Eterna, eu preferi não utilizar cores vibrantes, já que a ideia era construir algo minimalista que destacasse mais o conteúdo em si. Utilizei branco, preto ( ou luz e a ausência dela hahaha) e algumas variações delas como cinzas. De acordo com o site que linkei, veja o que elas significam:

>> Preto:

" A mais poderosa e neutra das cores, o preto é associado à força, formalidade e elegância. Por conta da neutralidade, costuma ser utilizado em tipografias e áreas importantes do design da informação, uma vez que facilita a leitura e interpretação da escrita. É flexível e se associa a diferentes conceitos, determinantes pela cor que o acompanha, podendo ser moderno ou conservador, tradicional ou inovador, mas altamente elegante e sofisticado. O preto juntamente com o branco é muito presente no conceito minimalista do design."


 >> Branco:

" Tão neutra quanto o preto, o branco é uma cor pura, que ressalta luminosidade, limpeza e tranquilidade. O cuidado em sua utilização assegura uma interpretação correta de suas intenções, combinado com outras cores proporciona harmonia. Sugere pureza, transmite a ideia de frescor e calma. O branco é responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa. Aplicado em materiais para ressaltar informações e elementos gráficos, gerando contraste com o conteúdo. Presente em materiais conceituais e minimalistas, sugerem simplicidade, inovação, elegância, ainda por permitir que outros componentes se destaquem."

Interessante, não é mesmo? Ou seja, tudo irá depender do tipo de público do autor e do conteúdo postado. Para escolher as cores é preciso ter uma noção de harmonização e entender um pouco mais sobre o significado de cada.

Aqui está, mais um link para utilização de vocês com sites legais pra montar uma paleta de cor!

Vejo vocês na próxima postagem :)







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2014 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo