UM TEXTO SOBRE QUEM ESCREVE

Leia mais

RESPONDA A PESQUISA DE PÚBLICO

Leia mais

RESENHA: NA NATUREZA SELVAGEM

Leia mais

INESQUECÍVEL FUNPOPFUN BY FANTA

Leia mais

04 fevereiro 2016

Identidade visual para blogs: Logotipo

Nos últimos posts dessa serie (?) nós vimos que, os elementos institucionais que compõe uma identidade visual são quatro, divididos entre os primários: logotipo e símbolo; e os secundários: cor (ou cores) padrão e, não muito importante em relação a blogs, alfabeto padrão.

Se você  chegou agora, não se preocupe e não esqueça de ver as outras postagens: Sobre Identidade Visual | Elementos Visuais | Símbolo

Logotipo é quando vemos o mesmo nome representado sempre pela mesma letra, a parte escrita da marca. Pode ser representada por um mesmo estilo de tipografia, especialmente criado, existente ou modificado.

O que é tipografia? 

Tipografia é a alma de um trabalho gráfico, seja ele em ambiente físico ou virtual. É a linguagem de forma escrita, serve como comunicação, o que sabemos sobre uma marca ou um tipo de produto é o que lemos sobre ele.

Porém uma tipografia é bem mais do que uma mensagem alfanumérica, é uma imagem, um código. Sempre vai fazer ligação com a marca e às vezes, nem se precisa ler para fazer o reconhecimento dela. Logo nota-se que a tipografia, um logotipo, tem sua importância na hora de gerar público transmitindo, ao mesmo tempo, a personalidade de uma marca e de seus produtos.

Tenho certeza que você conhece essas tipografias e sabem a que marca elas pertencem.



Alguns blogs famosos só utilizam o logotipo para formar sua marca, o caso do Depois dos Quinze, Niina Secrets, E ai, beleza? entre vários outros. ( Mas isso não significa que para um blog ser famoso deve ter só um logotipo)

 Quando fomos escolher a nossa tipografia ( já tendo em mente o símbolo) nós pensamos em ainda utilizar atributos antigos, porem agregando valores e conceitos, pelos quais se pudesse obter mais evidencia. Se reparar nas antigas IDs do blog ( AQUI DA PARA VER), a fonte/tipo Diner aparece. Foi usada muitas vezes e por muito tempo em um dos casos. Um tipo de letra que me agrada bastante e que de certa forma combinava com o símbolo já pronto.


 Porém tínhamos que agregar algum valor, certo? Como o símbolo era composto por um desenho linear, com o número de pt (pontos ou espessura) baixo, escolhemos para nosso trabalho a Diner Skinny, para compor algo harmoniozo. E o nosso resultado final foi este:



 Não sei se é perceptível a primeira vista, mas as duas letras "A" do nome, não pertencem a família tipográfica escolhida. Contudo explicarei melhor isso no próximo post, que já vou adiantar o tema: Dando personalidade a marca!

 Espero que tenham gostado! Comentem ai o que estão achando desta série do postagens, estou ajudando alguém? 

Vejo vocês em breve :D



ESTÁ ROLANDO UMA PESQUISA DE PÚBLICO AQUI! Quero saber um pouco mais sobre os leitores e conhecer um pouco mais suas preferências. Respondendo a pesquisa vocês me ajudam a melhorar o blog, para que agrade todo mundo :)

Um comentário:

  1. Caramba! Sua iD ficou muito boa! Vc tem curso/facul na área do design? Fiz tecnico de comunicação visual e agora que voltei com o blog tenho que fazer esses mesmos passos de TCC no meu hahaha Parabéns, adoro ver as belezuras que o design nos traz!

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo