UM TEXTO SOBRE QUEM ESCREVE

Leia mais

RESPONDA A PESQUISA DE PÚBLICO

Leia mais

RESENHA: NA NATUREZA SELVAGEM

Leia mais

INESQUECÍVEL FUNPOPFUN BY FANTA

Leia mais

22 dezembro 2015

Identidade visual para blogs: Símbolo


Símbolo é um dos elementos de identidade visual que pode fazer parte de uma marca. Ele pode ser abstrato ou figurativo e tem como função ajudar a identificar uma marca, separando-a das demais, tornando-a única e distinta.

O símbolo em identidade visual é desenhado para comportar e sintetizar um conjunto de associações distintas. Estas associações geralmente são feitas com a ajuda da propaganda, que através da sua ação bem sucedida, ajuda a relacionar corretamente diversos significados a um determinado símbolo. No entanto, não deve depender exclusivamente do auxílio da propaganda para criar as associações corretas. Assim, ele deve possuir características próprias que já permitam "intuir" determinadas associações, como por exemplo; "é caro", "simpático", "moderno", etc. Simplesmente pela forma como foi desenhado.

Ter um símbolo não é realmente necessário, é opcional. Por exemplo o Depois dos Quinze não tem um, mesmo assim é um blog de sucesso e de fácil reconhecimento. Então vai de autor para autor, de blog para blog. Eu escolhi ter um , no caso o cervo, pois desde o inicio pensava em criar um layout mais clean e a aplicação de um símbolo na ID seria um " algo a mais".

Para a construção do meu foram necessárias várias buscas de referência, pois era preciso que o elemento fizesse ligação com o nome do blog. Após realizar um brainstorming, e rever cabeçalhos anteriores conclui-se que seria interessante utilizar de atributos antigos, porem agregando valores e conceitos, pelos quais se pudesse obter mais evidencia.










 Nas antigas identidades visuais do Eterna (imagens acima) o elemento visual do animal cervo aparece diversas vezes, assim como flores. Foi então realizado uma pesquisa para saber realmente se o cervo atendia as necessidades e fazia ligação com o nome do blog. 

Segundo o dicionário de símbolos o cervo simboliza:
  •  velocidade;
  • inteligência e sabedoria;
  •  força selvagem;
  • agilidade;
  •  rapidez;
  • além de ser considerado um animal nobre.

 Então a ideia inicial era obter um símbolo que juntasse os dois: cervo e flores


Assim que feito o primeiro rafe ( imagem acima), foi decidido como seria a logomarca e partiu-se para a vetorização do símbolo e a escolha da tipografia. Durante a vetorização o símbolo sofreu modificações, como por exemplo nos chifres e a perda das flores.

O resultado foi esse que vocês podem ver ai em cima no cabeçalho :D

Construir seu próprio símbolo pode ser um desafio, mas lembre-se que quando se trata de Identidade Visuais para blogs o céu é o limite! Não há um padrão, você pode utilizar de tudo: desenhos, ilustrações fotografias, animais, figuras, objetos, caricaturas e uma infinidade de coisas. Basta que ele crie a ponte entre leitor e blog, fazendo referencia ao conteúdo postado ou a alguma preferência do autor.

A elaboração do símbolo é algo muito trabalhoso, que requer muito estudo e horas e horas de trabalho para que se chegue em um resultado excelente.

Não deixe de conferir as outras postagens dessa série  CLICANDO AQUI

Vejo vocês no próximo post :D




6 comentários:

  1. Eu ainda estou a procurar de um símbolo pro meu, porque ele não tem identidade visual ainda. O da Bruna Viera tem uma marca que é aquela fonte fofa e tal, já o meu nem isso tem. E identidade visual é aquela que quando a pessoa tá em qualquer outro lugar, olha uma fonte ou olha uma cor e já lembra do blog na cabeça, isso é muito bom, mas infelizmente ainda não consegui fazer isso, mas to aqui no foco pra fazer isso acontecer em 2016, nem que eu tenha que pagar 200,00 pra uma ilustração legal (que eu já fiz orçamento e deu nessa faixa, facada, mas ok).

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, esse é o caso da coca-cola por exemplo... Será que é preciso mesmo gastar com a ilustração? Eu consegui desenvolver o meu sozinha graças a um software e ajuda criativa de alguns amigos hahahaha Mas vai de cada um, uma ilustração profissional também seria ótima escolha!

      Excluir
  2. é algo bem trabalhoso no sentido de pensar em algo que realmente voce queira ser lembrado e seja unico. Estou a um bom tempo pensando mas ainda não achei algo que me representasse. A parte visual é algo que tenho pensado bastante mas não quero algo taxativo, 'algo tem que ser', pois eu vou mudar e as coisas na vida mudam sempre.
    www.rumorandhorror.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!! Uma identidade Visual tem que condizer com o seu blog, com você e com o seu conteúdo. Se essa base mudar consequentemente a ID mudará também, por isso é preciso saber ( e ter certeza ) do nicho do blog antes de partir para a criação.

      Excluir
  3. Cara, achei sensacional. Encontrar um símbolo é difícil, eu sou bem indecisa, então prefiro juntar várias coisas que me baseam, no momento que faço o layout.
    Emi.
    http://musintage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é bem difícil! É uma boa ideia juntar coisas que te façam referência, só seria um problema na hora de aplicar a marca em outras mídias, pois teria que escolher entre eles hahahaha

      Excluir

Copyright © 2014 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo