UM TEXTO SOBRE QUEM ESCREVE

Leia mais

RESPONDA A PESQUISA DE PÚBLICO

Leia mais

RESENHA: NA NATUREZA SELVAGEM

Leia mais

INESQUECÍVEL FUNPOPFUN BY FANTA

Leia mais

21 novembro 2015

Identidade Visual para blogs: Elementos visuais


Identidade visual é o conjunto de elementos que representam visualmente de forma sistematizada um nome, marca, produto, ideia ou serviço. Uma marca, para ser reconhecida pelo visual precisa possuir uma relação entre todos os recursos que pode usar. Os elementos gráficos formam a personalidade visual do que se refere. Eles agem mais ou menos como as roupas e as formas de as pessoas se comportarem. Devem informar, substancialmente, à primeira vista. Estabelecer com quem os vê um nível ideal de comunicação.
No dia-a-dia nos deparamos com diversas marcas e elas estabelecem um contato conosco, pode ser racional ou emocional, que ao criamos confiabilidade com a mesma ela passa a remeter vivencias que já tivemos. Por este motivo, é preciso que seu design seja tão efetivo ao ponto de fazer com que nós mesmos criemos esse efeito, lembrando que a primeira impressão é a que fica em nossa mente. Os profissionais de marketing trabalham também a criação de estratégias funcionais para que uma identidade seja tão eficaz a esse ponto.
 
Os elementos institucionais que compõe uma identidade visual são quatro, divididos entre os primários: logotipo e símbolo; e os secundários: cor (ou cores) padrão e, não muito importante em relação a blogs, alfabeto padrão. (Por isso não vou falar sobre)

Esse conjunto constrói o que chamamos de identidade visual. 

Antes de começar a desenvolver a identidade visual de seu blog é preciso saber o que é cada um desses elementos, suas funções e tudo mais 
 
Logotipo 
 
É quando vemos o mesmo nome representado sempre pela mesma letra, a parte escrita da marca. Pode ser representada por um mesmo estilo de tipo (fonte), especialmente criado, existente ou modificado. 

  
Símbolo
  
Um símbolo é uma representação por meio de um sinal. É um elemento essencial no processo da comunicação. Pode estar relacionado fisicamente com o objeto ou ideia que representa e sua representação pode surgir como resultado de um processo natural ou pode ser convencionada de modo que o receptor, uma pessoa ou grupo específico de pessoas, consiga fazer a interpretação do seu significado implícito e atribuir-lhe determinado sentido.
 
 
Cores

Em uma identidade visual, as cores têm as funções de impressionar, expressar e construir. A cor no mercado consumidor é de extrema importância pois é ela que vai mais chamar a atenção do cliente no conjunto todo da identidade visual, porém, qualquer deslize em relação a cor pode acabar com todo o trabalho pelo fato de a mesma trabalhar no psicológico das pessoas, por isso é necessário que haja muita cautela e muito estudo na escolha da palheta de cores.
▲▼▲

Quando se trata de Identidade Visual para blogs, as possibilidades são infinitas! Porem para estabelecer cada um dos citados acima, é necessário primeiro obter três informações importantes: Qual é o nicho do meu blog, do que ele fala? O que agrada o meu publico? O que me agrada em uma identidade visual?
Após estabelecer esses três critérios é que podemos começar a trabalhar de verdade.

A partir do próximo post vou começar a falar sobre a produção da Identidade, então se você ainda não definiu seu segmento, vai ter tempo de pensar sobre o que pretende falar no seu blog, fazer uma pesquisa de público e buscar bastante inspiração no Pinterest ♥. Não esqueça de anotar/arquivar todas as informações a respeito.

Espero vocês na próxima postagem :D




Um comentário:

  1. Tudo é importante na hora de montar a "cara" do blog, estou fazendo o novo layout do S.A e da bastante trabalho na hora de analisar esses detalhes a forma como serão feitos

    simplesmenteassimj.blogspot.com

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo